top of page

CASSIO NOBRE

Músico, compositor, produtor musical, historiador (Bacharel em História pela UFBA, 2001) e etnomusicólogo (Mestre em Música-Etnomusicologia pela UFBA, 2008 e atualmente Doutorando em Música-Etnomusicologia pela UFBA), Cassio Nobre nasceu em 1977, em São Luiz/MA e é radicado na Bahia desde 1987. Participou de gravações, shows e turnês no Brasil e no exterior, apresentando-se na África, América Latina, América do Norte, Oriente Médio e Europa. Apresentou trabalhos em festivais de destaque nacional e internacional, tais como Abril Pro Rock (2007), Festival de Música Instrumental da Bahia (2009), WOMEX Copenhague/Dinamarca (2010), Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga (2010), Festival de Jazz do Capão (2011), WOMEX Thessaloniki/Grécia (2012) e LollaPalooza Brasil (2013).

 

Acompanhou artistas da música popular da Bahia, tais como Lazzo Matumbi, Samba Chula de São Braz, Raimundo Sodré, Juliana Ribeiro, Xangai, Elomar e João Omar; e tocou com bandas e artistas representativos do pop rock baiano, tais como Dois Sapos e Meio, Mariella Santiago e Rebeca Matta.

 

Fez direção musical e composição de trilhas sonoras para vídeos e espetáculos de circo, de dança e de teatro, apresentados em mostras nacionais e internacionais. Trabalhou com ensino de práticas musicais, tendo participado de projetos de arte-educação em escolas particulares e públicas. Dedica-se também à prática e pesquisa em instrumentos de cordas, e à produção de registros audiovisuais sobre as músicas das tradições populares brasileiras.

 

De 2011 a 2015 foi Coordenador de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia, onde coordenou os programas Mapa Musical da Bahia, Programa de Qualificação em Música, o Programa Bahia Music Export, e o Programa de Apoio as Filarmônicas da Bahia. Em 2007, produziu e lançou seu primeiro CD solo, “Última Pele”, selecionado pelo Programa BNB de Cultura 2006.

 

Em 2010, recebeu dois prêmios: Prêmio Palmares de Dissertação sobre a Cultura Afro Brasileira, pela pesquisa de mestrado em Etnomusicologia (“Viola nos Sambas do Recôncavo Baiano”); e a Bolsa Funarte de Produção Cultural para Internet, para lançar na web o seu segundo trabalho autoral (“larvamigra”), uma obra colaborativa com artistas residentes em vários países, criada via internet e aberta à participação do público. Em 2011, lançou mais um CD autoral, “Viola de Arame”, que explora as possibilidades sonoras experimentais das violas brasileiras de 10 cordas. Em 2015, prepara o lançamento do seu novo álbum e show instrumental: “Couraça”.

 

 

Facebook: facebook.com/cassionobre

E-mail: cassionobre@gmail.com

Telefone: +55 71  99131.5454 /  99731.2179

VÍDEOS
bottom of page